NE Notícias

Foi publicado no Diário Oficial de Sergipe nesta terça-feira, 9, o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026.

Carros circulando pelas vias de Aracaju
Arquivo

Os contribuintes que tiverem interesse em obter o desconto de 10% deverão realizar o pagamento integral do imposto até o dia 31 de março do próximo ano.

O pagamento estará disponível a partir de 1° de janeiro no Banco do Estado de Sergipe (Banese). O contribuinte poderá utilizar o Documento Único de Arrecadação (DUA), emitido pelo site do Detran/SE, ou o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para quem optar por não antecipar a quitação com desconto, o pagamento deverá ser feito até o último dia útil do mês correspondente ao final da placa do veículo. O cronograma se estende de abril a novembro. Além disso, é possível parcelar os valores em até dez vezes no cartão de crédito, sujeito aos encargos das operadoras.

Confira o calendário por final de placa:

  • Final 1 e 2: Até 30 de abril
  • Final 3 e 4: Até 29 de maio

    (O calendário segue a sequência mensal, finalizando com a placa 0 em novembro).

Isenções e Valores

Os condutores que têm direito à isenção do IPVA podem solicitar a renovação a partir de 1° de janeiro até a data de vencimento do licenciamento de sua placa. Por exemplo, um veículo com placa final 7 terá até 31 de agosto para protocolar o pedido.

Já os beneficiários do programa Rode Bem devem solicitar a isenção até 31 de dezembro de 2025.

O valor do imposto é calculado com base na tabela Fipe. Para automóveis com valor de mercado abaixo de R$ 120 mil, a alíquota é de 2,5%. Para veículos acima desse valor, a taxa é de 3%. Motocicletas pagam 2%, enquanto ônibus e caminhões têm alíquota de 1%.

A tabela completa com os valores de referência estará disponível no site da Sefaz a partir de 2 de janeiro de 2026.

Calendário do IPVA 2026 em Sergipe
Divulgação

NE Notícias, com informações da ASN