CGU

Controladoria-Geral da União (CGU) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) lançaram edital para o curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública. Em sua terceira edição, o curso é destinado a qualquer servidor que atue em unidades de ouvidorias integrantes do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo federal (SISOUV).

Tomaz Silva|Agência Brasil

As inscrições começarão às 9h do dia 08 de janeiro e encerrarão às 18h do dia 15 de janeiro, no horário de Brasília-DF. Elas serão realizadas exclusivamente por meio do formulário disponível em posouvidoria.com.br. O curso disponibilizará um total de 30 bolsas de estudo, divididas em dois grupos:

Grupo 1: 05 vagas destinadas a servidores públicos efetivos e estáveis em exercício na CGU, lotados na Ouvidoria-Geral da União (OGU) ou nos Núcleos de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOPs).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para os servidores do último caso, será necessário apresentar uma declaração do respectivo Superintendente, confirmando que o servidor desempenha atividades de ouvidoria.

Grupo 2: 25 vagas destinadas a servidores lotados em unidades de ouvidoria membros do SISOUV.

A especialização terá uma carga horária de 360 horas e será composta por 25 disciplinas ministradas na modalidade de Educação a Distância (EAD). A previsão é que as aulas se iniciem em fevereiro com o término em junho de 2025. Segundo a Ouvidora Geral da CGU, Ariana Frances, a intenção é fortalecer a atuação das ouvidorias públicas no Brasil, proporcionando atualização, incorporação de competências técnicas e o desenvolvimento de novos perfis profissionais.

“Nosso objetivo é ampliar capacidades. Trazer a capacitação para essa atuação cada vez mais qualificada para uma ouvidoria inteligente, participativa e aberta que a gente quer fazer acontecer”.

Por: Controladoria-Geral da União (CGU)