As chuvas persistentes no litoral da Região Nordeste avançam com intensidade para o agreste de Alagoas e Pernambuco, abrangendo ainda áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia.
Para essas localidades, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos indicando acumulados que podem variar entre 50 mm e 100 mm durante o período e, pontualmente, não estão descartados volumes superiores a 100 mm.
O alerta amarelo permanece até as 10h da manhã de quinta-feira, 22.
⚠ #Atenção: Previsão de acumulado de chuva, até amanhã (22), em áreas do AM, RR, PA, AP, MA, PI, CE, RN, PE, PB, AL, SE, e BA. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h. pic.twitter.com/kIKrK61xkA
— INMET (@inmet_) May 21, 2025
A região vem enfrentando chuvas volumosas nos últimos dias, que têm causado estragos à população devido à condição de solo encharcado e ao risco elevado de alagamentos e deslizamentos de encostas.
As chuvas decorrem da intensa convergência de umidade favorecida pela atuação de cavados presentes sobre o Atlântico, nas proximidades do litoral leste nordestino, combinada ao padrão de vento em altitude e às águas quentes do oceano.
Até às 8h de hoje (21), os maiores acumulados de chuva no país registrados em estações do Inmet foram justamente nesta região: Iguatu (CE), com 105,2 mm; Aracaju (SE), com 100,2 mm; Brejo Grande (SE), com 85,6 mm; e Maceió (AL), com 82,6 mm.
VÍDEO | Veja previsão atualizada do Climatempo:
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.