NE Notícias

Um apagão atingiu 24 estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira, 14. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) às 0h32 provocou a interrupção de aproximadamente 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando todas as regiões do país.

Pessoa mexendo em lustre para troca de lâmpada
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em nota, o ONS informou que o problema começou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná. O incidente desligou completamente a subestação de 500 kilovolts (kV), interrompendo a interligação de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento da falha, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste.

Impacto e Recomposição

A perda de carga foi distribuída da seguinte forma: Sudeste: 4.800 MW; Nordeste: 1.900 MW; Norte: 1.600 MW e Sul: 1.600 MW.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O ONS afirmou que a recomposição das cargas começou nos primeiros minutos após a ocorrência. Em até uma hora e meia, o fornecimento foi restabelecido nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. A normalização total na Região Sul levou cerca de duas horas e meia.

Posicionamento do Ministério

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que o episódio foi “um problema técnico e não falta de energia”. Ele fez questão de diferenciar a situação de crises anteriores.

“Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje, não. Hoje, nós temos muita energia”, afirmou o ministro.

Alguém aí notou o apagão durante a madrugada? Deixe seu relato nos comentários abaixo!

CNN Brasil

NE Notícias, com informações da Agência Brasil