NE Notícias

O iFood retomou, nesta quarta-feira (1º), sua rota de entrega de refeições por drones em Aracaju. Realizada em parceria com a Speedbird Aero, a operação conecta o RioMar Shopping, na capital, a condomínios na vizinha Barra dos Coqueiros, prometendo encurtar distâncias e reduzir drasticamente o tempo de entrega.

iFood faz entregas usando drones em Aracaju
Divulgação

O projeto-piloto, lançado no final de 2021, havia sido interrompido em maio do ano passado. Agora, ele retorna com uma novidade crucial: a primeira autorização permanente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no país para que os drones realizem voos seguros sobre áreas com circulação de pessoas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A logística é um esforço conjunto. Um entregador leva o pedido do restaurante até o “hub” (ponto de decolagem) no shopping. A aeronave, que suporta até 5 kg e pode voar em condições de chuva e vento, cruza o Rio Sergipe em um trajeto de aproximadamente 4 km [veja vídeo abaixo].

Segundo Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de operações do iFood, essa rota aérea pode ser concluída em um período de 15 a 30 minutos. Uma grande vantagem quando comparado ao percurso terrestre de 15 a 20 km, que levaria cerca de uma hora para o entregador ir e voltar.

NE Notícias

A operação contará com uma frota de duas aeronaves, funcionando dez horas por dia, com capacidade para realizar até 280 pedidos diários.

E aí, o que você achou da novidade? Deixaria um drone entregar o seu almoço? Conta pra gente na seção de comentários desta página.


NE Notícias, da redação