NE Notícias

Governadores emitiriam nota (publicada no NE Notícias) alegando que os absurdos preços dos combustíveis são “problema nacional”, não têm nada a ver com o ICMS.

Semdec

Para os economistas, os Estados têm razão. A alíquota do ICMS é em percentual. Se o preço do combustível estiver mais caro, o ICMS também vai estar. O que eles precisam saber é que o povo está pagando uma conta que não é dele, mas ESTA VERDADE seus livros e cálculos não dizem.

Se a Petrobras aumenta sistematicamente os preços dos combustíveis (só este ano, já foram 9 vezes), toda a composição do preço (impostos) aumenta, incluindo o ICMS.

Semana passada, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Castello Branco, nomeado para o cargo pelo mesmo governo que nomeia o presidente da Petrobras, disse que a estatal brasileira aumenta preços dos combustíveis ‘muito mais rápido’ que outros países:

“A parte de passar esse preço de commodities para o preço interno no Brasil, o mecanismo é um pouco mais rápido, lembrando que a Petrobras, por exemplo, passa preços muito mais rápido do que a grande parte dos outros países.”

Roberto Castello Branco

APELO

Apela-se aos governos estaduais que reduzam a taxa do ICMS.

Alguns governadores já anunciaram redução.