David Leite, consultor em Marketing Político e Eleitoral*

A segunda pesquisa realizada pelo Ibope em Aracaju, entre 20 e 21 de outubro, reforça a tese de segundo turno, ao menos por ora – uma terceira pesquisa confirmará ou não a tese. Hoje, Edvaldo Nogueira alcança apenas 44% das intenções de votos válidos contra 56% dos demais concorrentes somados.

Em relação à pesquisa anterior, de 9 de outubro, o prefeito cresceu entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, e entre os entrevistados de 35 a 44 anos; também cresceu entre aqueles com ensino médio, o que pode apontar para a eficiência da propaganda dele nas redes sociais, em rádio e na TV, sobretudo no ataque a principal adversária, delegada Danielle Garcia.

Mindandi / Freepik

Por outro lado, Edvaldo Nogueira diminui suas intenções no eleitorado de 25 a 34 anos – uma questão a ser avaliada numa pesquisa qualitativa – e entre aqueles de outras religiões que não a católica ou a evangélica. Além disso, o candidato se destaca entre os entrevistados que consideram a sua atual gestão positiva (ótima/boa).

Já a delegada Danielle Garcia tem suas intenções de voto mais expressivas entre aqueles que consideram a atual gestão municipal ruim ou péssima e entre os com renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos. Em comparação à pesquisa realizada no início do mês, a candidata cai entre os eleitores com renda média familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos entre os entrevistados de 35 a 44 anos, confirmando o equívoco da comunicação de sua campanha.

As intenções de voto dos demais candidatos não apresentam variações significativas entre as pesquisas realizadas e os segmentos analisados. Mesmo Rodrigo Valadares cresceu dentro da margem de erro da pesquisa, de 4% para mais ou para menos.


[*] É consultor em Marketing Político e Eleitoral.