Marcos Aurélio

Nesta segunda-feira (27), Marcos Aurélio analisa a decisão do governador Fábio Mitidieri de reformar o secretariado para as eleições de 2026, a reação da oposição ao diálogo entre Lula e Trump e uma nova pesquisa de imagem dos políticos brasileiros. Acompanhe.

Lula e a conversa com Trump

Na madrugada deste domingo o mundo assistiu a uma aula de diplomacia e principalmente, soberania. Frente a frente, os dois presidentes dialogaram sobre temas econômicos e políticos de interesse das duas nações.

Trump e Lula definiram que as suas equipes irão alinhar os pontos que interessam ao Brasil e aos EUA. Aqui no Sergipe, o senador Rogério Carvalho comemorou o encontro. O sergipano integrou a comitiva que esteve nos EUA para abrir portas para essa negociação.

Trump e Lula durante encontra na Malásia – 26/10/2026
Ricardo Stuckert|PR

Bolsonaristas tentam desvirtuar reunião entre Lula e Trump, e Tarcísio de Freitas, com a pequenez daquele que governa o maior estado, economicamente falando do País. As reações mostraram com clareza o que pensam enquanto opositores do governo Lula.

Eles, na verdade, fazem Oposição ao Brasil. Uma coisa é criticar os erros cometidos, a exemplo da fala infeliz do presidente, sobre traficantes serem vítimas. Outra é torcer contra o País nas relações com os EUA. Desesperados com a conversa dos dois presidentes, correram para as redes sociais a fim de criarem uma narrativa fora da realidade. É cada dia mais evidente que vivem em bolhas cada vez mais enfraquecidas.

Ilustração descreve uma pessoa saindo por uma porta onde está escrito 'governo' e entrando por outra onde está escrito 'eleições'
Arte: NE Notícias com ilustração de RosZie | Pixabay

Arrumando as gavetas

Novembro chegando, último mês efetivo de trabalho para secretários(as) do governo Mitidieri que disputarão as Eleições 2026, e a pergunta chave, já começaram a se despedir dos seus postos? Sim, o governador já avisou que quer começar 2026 com uma equipe que não estará dividida, entre as ações do governo e as duas próprias pré-campanhas eleitorais. Uma decisão acertada.

Pastas como a Casa Civil, (Jorginho Araújo); a Educação (Zezinho Sobral); Saúde (Cláudio Mitidieri); Secretaria da Mulher, (Daniele Garcia); Turismo, (Marcos Franco); Emsetur (Fabiano Oliveira); Articulação (Venâncio Fonseca) e Escritório de Brasília, (Nitinho Vitale), são nomes certos nas eleições. Resta saber se quem chegar à esses postos, trabalhará para todos, ou para seus antecessores. Uma questão importante.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como está a imagem dessas pessoas públicas? Uma pesquisa Latam Pulse, feita pelo instituto Atlas Intel, divulgada na última sexta-feira (24), analisou, entre outras questões nacionais, o nível de rejeição dos principais nomes da política brasileira, (Positiva ou Negativa).

A surpresa da lista é o deputado federal Nikolas Ferreira, que apesar de sua irrelevância política tem uma imagem negativa na opinião dos eleitores. O parlamentar, que pouco trabalha em Brasília, tem sua atuação pautada pelas polêmicas em redes sociais. Os cinco mais aprovados, Lula, Fernando Haddad; Geraldo Alckmin, Marina Silva e Simone Tebet; No Top 5 dos mais rejeitados estão, Hugo Motta; Davi Alcolumbre; Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira.

Pesquisa AtlasIntel Outubro de 2025: Você tem uma imagem positiva ou negativa desses líderes políticos?
Atlas Bloomberg Out 2025|Reprodução

Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.