Deputado Gustinho Ribeiro

Instagram / Reprodução

O presidente da Comissão Especial que trata da regulamentação das moedas virtuais no Brasil, deputado federal Gustinho Ribeiro, confirmou o convite ao ex-jogador Ronaldinho Gáucho para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre sua empresa, a 18kRonaldinho. 

“A empresa opera criptomoedas e está sendo investigada pelo Ministério Público Federal por indícios de aplicação de pirâmide financeira. O requerimento do convite foi aprovado na quarta e por conta dessa investigação queremos ouvir o ex-jogador”, explicou Gustinho Ribeiro, que recebeu o requerimento do deputado Áureo Ribeiro. 

A denúncia de pirâmide financeira aplicada pela 18kRonaldinho foi recebida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que abriu o processo, acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF), que investiga se a operadora garante aos clientes um rendimento diário por meio de operações questionáveis utilizando a criptomoeda bitcoin.

A pirâmide financeira, quando um integrante é remunerado por meio da indicação de novos membros de um grupo, é considerado crime contra a economia popular.

No requerimento, foram convidados também representantes do MPF, da Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), da Polícia Federal e da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB).