Cada Minuto - Alagoas

Divulgação

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) cancelou três concursos públicos: o da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário da pasta, Fabrício Marques, a Seplag  decidiu cancelar as fases já realizadas após o resultado da primeira fase da Operação Loki deflagrada pela Polícia Civil. 

De acordo com o secretário, a investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso que estaria agindo contra lisura, não só nas provas da Polícia Militar de Alagoas, mas também de outros dois certames: da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

“Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento, deixam claro a impossibilidade da plena identificação de todos que se beneficiaram com o crime. De forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos com o esquema, conforme prevê os itens 15.27 e 15.28 do edital”, destacou o secretário.

O secretário leu os itens do edital e disse que as fases que já foram realizadas serão retomadas. Fabrício afirmou que a decisão já foi informada à Justiça, e busca “assegurar que apenas os candidatos com suas qualificações necessárias sejam aprovados”.

A Seplag lamentou a medida, mas o secretário disse que ela se faz necessária para que seja mantida a integridade e processo seletivo para a população alagoana. 

“A secretaria entende que a decisão é a única alinhada aos princípios que rege a realização de um concurso público e que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso do quadro dos servidores públicos de Alagoas”, concluiu Fabrício.