Agência Sergipe de Notícias | Edição: Rafael Almeida

O governador Belivaldo Chagas, o lado da vice-governadora Eliane Aquino, reuniu o novo secretariado, nesta terça-feira (05), com o objetivo de apresentar e alinhar as diretrizes do governo, além de reforçar a união dos órgãos em prol do equilíbrio fiscal do Estado. Além disso, o governador colocou a necessidade de estreitamento das secretarias com escritório do governo em Brasília.

Marcos Rodrigues / ASN

Na ocasião, o governador falou sobre a escolha de Dernival Neto como chefe do escritório do governo em Brasília. “Nós escolhemos Dernival, sobretudo, pelo conhecimento e trânsito livre que ele tem em Brasília. Com isso, a gente pretende estreitar essa relação das novas secretarias com o Escritório. Queremos, também, diminuir as viagens à Brasília, trazendo assim mais economia e eficiência, facilitando o acompanhamento dos projetos e convênios que estão em tramitação na capital federal”, explicou.

“O governador solicitou que fizéssemos uma ponte entre o governo Federal e as secretarias. Primeiro, no acompanhamento dos projetos que estão em Brasília, na execução orçamentária e, também, trazendo ideias novas, recursos novos, experiências exitosas que outros estados e municípios desempenharam para que a gente faça uma transformação na gestão pública em Sergipe”.

Dernival Neto, chefe do escritório do Governo do Estado em Brasília

Planejamento Estratégico  

As diretrizes do Governo serão implementadas através do planejamento estratégico, que será desenvolvido por meio da atuação da Superintendência de Planejamento. Serão feitos levantamentos de todos os contratos, dos projetos em andamento e convênios, e acompanhamento das ações do governo.  

A vice-governadora Eliane Aquino falou da responsabilidade que é colocar as finanças estaduais em dia. “Talvez, tenhamos umas das piores responsabilidades dos últimos anos. A gente pode ter o sonho que tiver, mas se não equilibrarmos na parte fiscal, o Estado não anda. Estou à disposição para visitar as áreas. O planejamento será importante para conseguir visualizar o que é prioridade. Essas medidas são fundamentais para que a gente possa  voltar a sonhar e consiga impulsionar o Estado”, frisou.