A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo Gov.br passaram a receber notificações sobre o vencimento de seus passaportes.

A nova funcionalidade é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), com o objetivo de facilitar o planejamento de viagens e evitar transtornos.
Segundo o governo, os alertas personalizados são enviados através da caixa postal do aplicativo em três momentos distintos: oito meses antes do vencimento, a três meses do fim da validade e, por último, quando o documento já estiver vencido.
A expectativa é que, em 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas sejam notificadas para lembrar da renovação.
Para ter acesso a essa e outras funcionalidades, como a assinatura digital, os usuários precisam ter uma conta nível Prata ou Ouro na plataforma.
“Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Plataforma Unificada
Atualmente, a plataforma desenvolvida pelo governo federal concentra 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito.
No nível Prata é possível a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Lançada em fevereiro, a Caixa Postal do Gov.br, por onde chegam os avisos, já enviou mais de 30 milhões de mensagens sobre diversos serviços públicos.
NE Notícias, com informações da Agência Brasil

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.