A Rede Globo acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) em uma tentativa de suspender as decisões judiciais que a obrigam a renovar por cinco anos seu contrato de afiliação com a TV Gazeta, de Alagoas, emissora de propriedade do ex-presidente Fernando Collor.

A disputa judicial escalou após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmar, no último dia 19, uma decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas. A determinação força a renovação compulsória do contrato para, segundo a justiça alagoana, garantir a preservação da TV Gazeta, que se encontra em processo de recuperação judicial.
Para a Globo, no entanto, manter a parceria é prejudicial à sua marca. A emissora argumenta que a imagem da TV Gazeta está atrelada à de seu proprietário, Fernando Collor, que foi condenado pelo próprio STF por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato e atualmente cumpre pena em regime domiciliar.
O pedido da empresa da família Marinho foi encaminhado ao gabinete do presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso, que será o responsável por analisar o caso.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.