NE Notícias

A TV Globo sofreu uma nova derrota judicial e foi obrigada a manter seu contrato de afiliação com a TV Fronteira, localizada em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Uma decisão liminar da 21ª Câmara do Direito Privado do Rio de Janeiro, expedida pelo desembargador Luiz de Mello Serra, garante a manutenção do vínculo por tempo indeterminado.

TV Fronteira, filiada da Rede Globo em Presidente Prudente, no interior de São Paulo
Divulgação

O contrato entre as duas partes estava previsto para ser encerrado neste domingo (31). A Globo alega que a afiliada estaria sendo usada para fins políticos, promovendo seu proprietário, Paulo Lima, que foi candidato a prefeito na última eleição municipal, mas não obteve sucesso na disputa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para a TV Fronteira, a manutenção da parceria é vital. A perda do contrato com a Globo significaria, na prática, o fim de seu capital de funcionamento.

TV Gazeta

Este não é um caso isolado para a emissora da família Marinho. A Globo enfrenta um imbróglio semelhante com a TV Gazeta de Alagoas, de propriedade do ex-presidente Fernando Collor.

Nesse caso, a empresa recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma tentativa de suspender decisões judiciais que a obrigam a renovar o contrato de afiliação por mais cinco anos.