MPSC

Uma megaoperação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina, batizada de ‘Nuremberg’, foi deflagrada nesta sexta-feira, 31, para desmantelar um dos mais organizados e violentos grupos neonazistas em atividade no Brasil.

GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
GAECO|MPSE

A ação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em quatro estados, incluindo Sergipe, com um alvo em Aracaju.

O grupo é investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e por planejar atos violentos. A ofensiva policial ocorreu simultaneamente em cidades de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe. Durante as buscas, foram apreendidos diversos materiais de apologia ao nazismo, além de armas brancas como facas e “socos ingleses”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As investigações, conduzidas pelo CyberGAECO, revelaram que o grupo utilizava perfis falsos e fóruns virtuais para disseminar conteúdos de ódio e ideias supremacistas.

Os integrantes, que se autodenominam skinheads neonazistas, mantinham encontros presenciais regulares para recrutar novos membros e planejar ações, incluindo confrontos com grupos ideologicamente opostos.

A organização possuía uma estrutura hierarquizada, com fichas de ingresso, cobrança de mensalidades obrigatórias e até uma cerimônia de “batismo” para a iniciação de novos membros.

O símbolo adotado pelo grupo é o “Sol Negro”, associado ao ocultismo nazista, com um fuzil AK-47 ao centro, representando a exaltação da violência.

GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
MPSC

A operação é fruto de uma colaboração entre os GAECOs de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe, além da Polícia Civil de São Paulo. O material apreendido será periciado para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa. O caso tramita em sigilo.


O título e conteúdo desta matéria foram atualizados para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.


NE Notícias, com informações do MPSC