SSP-SE

A Polícia Federal em Caruaru/PE e a Polícia Civil de Sergipe, por meio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prenderam na última terça-feira (14), por volta das 21h30 na altura do KM 100 da BR 232 em Bezerros (PE), Sérgio Roza, 60 anos. 

Sérgio Roza ficou bastante conhecido em Sergipe por fugir em 2000 pela porta da frente da hoje desativada Casa de Detenção de Aracaju, onde se disfarçou com uma farda de militar e conseguiu ter acesso à parte externa do presídio. A prisão se deu através de trocas de informações entre as Polícias Federal, em Pernambuco, e Polícia Civil de Sergipe. 

O foragido da Justiça estaria trafegando pela região do agreste de Pernambuco. De posse dessas informações a Polícia Federal conseguiu levantar o local em que ele se encontrava e o trajeto que seria por ele percorrido e por existir um posto da Polícia Rodoviária Federal naquela região, o veículo (Fiat Cronos) foi parado após repasse de informações da Polícia Federal, onde veio a ser constatado que se tratava mesmo do traficante e foragido da justiça.

O trabalho do papiloscopista Wendel Gonzaga, que morreu de Covid-19 há quase dois anos, foi fundamental em 2019 para esclarecer esse caso. Na época, o setor de papiloscopia de Sergipe identificou que ele estava utilizando novos documentos com outro nome. Foi feito o trabalho de análise papiloscópica e confirmado que se tratava da mesma pessoa, auxiliando as Polícias nas buscas. 

O preso foi levado para a sede da Polícia Federal em Caruaru onde foi autuado em flagrante pelo crime contido no artigo 299 e 304 do Código Penal Brasileiro (falsidade ideológica e uso de documento falso), cujas penas ultrapassam os 10 anos de reclusão. Após ser submetido a exame de corpo de delito o preso foi encaminhado para o Presídio de Caruaru/PE onde ficará à disposição das Justiças Federal e Tribunal de Justiça de Sergipe.