SSP-SE

Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência Policial (Dipol), em conjunto com policiais civis da Delegacia de Olindina (BA), cumpriram mandados de prisão preventiva contra um homem, de 36 anos, e duas mulheres, de 43 e 52, investigados por integrarem uma organização criminosa que realizou mais de 40 operações de crédito fraudulentas junto a uma instituição bancária. As prisões ocorreram nesta quarta-feira, 28, em Tobias Barreto, Aracaju e Olindina (BA), respectivamente.

Mohamed Hassan / Pixabay

De acordo com as investigações, o grupo era liderado pelo homem preso na ação policial. Ele era funcionário de um banco e promovia a abertura de contas e liberação de créditos por meio de documentos e declarações falsas. 

Já as duas mulheres eram responsáveis por cooptar pessoas para aderir aos golpes e em troca, assim como o investigado, também recebiam uma participação do valor auferido pelos contratantes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As pessoas cooptadas pelo grupo criminoso se passavam por pequenos produtores rurais para poderem receber os créditos. Muitos, com baixa instrução, nem sabiam o que estavam assinando e não tinham nenhuma condição de arcar com o pagamento dos empréstimos. O prejuízo total, segundo o banco, foi calculado em aproximadamente R$ 300 mil.

Todos os presos foram conduzidos ao Cope e passarão por audiência de custódia, ficando à disposição do Poder Judiciário. As investigações ainda continuam em andamento para tentar identificar mais indivíduos que possam fazer parte da organização.