Marcos Aurélio

Na coluna desta sexta-feira, Marcos Aurélio analisa a crise que explode no Cidadania, com acusações de infidelidade partidária contra Georgeo Passos. A pauta também aborda o arriscado silêncio do vice-prefeito Ricardo Marques e as articulações para a disputa na Alese em 2026. Acompanhe!

Deputado Georgeo Passos
Georgeo Passos – Foto: Jadilson Simões ⏐ Alese

Fogo de munturu queima forte no Cidadania

As falas que vieram a público na quarta, de dois membros do partido, Suely Barreto e do Delegado Augusto César, expuseram a verdade que está ocorrendo aqui em Sergipe. Ambos anunciaram que irão representar contra o deputado Georgeo Passos, por infidelidade partidária e outros compromissos assumidos e não cumpridos… segundo fontes, o Neto de Chico Passos age expondo o DNA do avô, como um coronelzinho da política. Estamos aguardando a fala do deputado.

Georgeo Passos justifica que seu apoio ao deputado federal do Progressista e não a um nome do seu partido, se deve ao fato de ter convidado esse parlamentar a se filiar ao Cidadania. Uma pergunta que é preciso resposta, caso essa filiação não ocorra, o Passos vai deixar de apoiar a quem ele já está apresentando aos seus eleitores?

Os bastidores do antigo PPS estão em ebulição e teremos alguns capítulos dessa novela. Como informamos, além de Suely Barreto (Estância), o Delegado Augusto César também anunciou uma representação por infidelidade partidária junto ao diretório nacional.

CPI contra o crime organizado

Começam a surgir os primeiros nomes das pessoas que serão convocadas. Pelo que está sendo comentado, a ideia é ouvir autoridades da área de segurança, governadores, (dentre esses Cláudio Castro, RJ e Tarcísio de Freitas de SP), ministros, pessoas da justiça e acreditem, tem senador que quer convocar até foragido da justiça, o André do Rap.

O que estou querendo descobrir é como que esse senador vai conseguir levar até a CPI esse foragido. Quem é o autor dessa ideia, ninguém menos que o Marcos do Val, que alega ser instrutor de SWAT, tendo treinado e dado consultoria a unidades policiais de vários países, incluindo algumas do Brasil, além de ter treinado o elenco do filme Tropa de Elite.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

***

Na busca por uma vaga na Alese, os grupos que hoje ocupam as 24 cadeiras já estão se movimentando intensamente. Gente que conquistou a vitória quando tinha o domínio de prefeituras, e hoje não contam mais, a exemplo dos “Maravilhas”, de Umbaúba, estão buscando outras terras. Eles conquistaram uma vaga na Câmara de Vereadores, mas em 2026, como farão para manterem-se no mesmo assento?

O fato é que há uma reclamação geral nos corredores do Legislativo estadual que hoje, ser vereador em Aracaju, é mais vantajoso que ser deputado estadual. Alguns chegam a falar que não vale mais a pena o esforço físico de viajar o estado todo, diante do retorno obtido.

Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese)
Jadilson Simões|Agência Alese

***

Meninas de até 14 anos, vítimas de estupro, terão sérias dificuldades para abortarem. A Câmara dos Deputados aprovou projeto de decreto legislativo (PDL) que susta decisão do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre acesso de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual ao aborto. O texto ainda precisa ser votado pelo Senado.

De autoria da deputada Chris Tonietto (PL-RJ) e outros, o PDL 3/25 foi aprovado na quarta-feira (5) com parecer favorável do relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE). A autora do projeto afirmou que a violência sexual não pode ser combatida com o aborto, que ela classificou como outra violência. “A gente combate com fortalecimento de segurança pública. Sem contar que sequer é exigido o boletim de ocorrência [do estupro]”, disse. Fonte: Agência Câmara de Notícias

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

***

Ricardo Marques e a falta de atitude que pode custar caro

Mesmo após todos os ataques feitos por Emília, e também por Georgeo (parece uma ação coordenada), o vice-prefeito tem se mantido em silêncio e nada fala em sua defesa. O máximo que ele postou em suas redes sociais e enviou para nossa redação, foi um texto enigmático, que dar a entender ser integrante do agrupamento da prefeita, sem tomar uma decisão firme. Como já dizia minha avó, quem muito se abaixa, acaba mostrando as ‘vergonhas’, e na política não há espaço para o vazio.

Prefeito Rodrigo Manga, de Sorocaba, que foi afastado pela justiça, e foi a redes sociais para culpar o sistema, dizendo que não aceitam que ele seja tão popular e que pensa numa disputa para o senado em 2026, agora deve comparecer também às suas redes sociais para explicar a apreensão de valores milionários, em espécie, com seus familiares.

De acordo com reportagem do G1, “a investigação que levou à operação teve início em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação da Organização Social (OS) Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde em Sorocaba. A OS fez a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden”.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.