Na partida de ida das quartas de final da Libertadores, disputada na quinta-feira (18), o atacante Gonzalo Plata foi expulso após receber o segundo cartão amarelo em um lance polêmico contra o Estudiantes.

A arbitragem inicialmente considerou que Plata cometeu falta, mas a Conmebol reconheceu o erro após revisão do VAR e análise da comissão disciplinar, que divulgou vídeo e áudios admitindo a falha na marcação [veja mais abaixo].
Pela regra do protocolo VAR, o árbitro de vídeo não pôde corrigir a decisão por não se tratar de um pênalti, gol, confusão de identidade ou cartão vermelho direto.
Na manhã desta sexta (19), o Flamengo anunciou que recorreraria da expulsão junto à Conmebol, criticando a condução do árbitro Andrés Rojas. Pouco depois, a entidade máxima do futebol sul-americano comunicou a anulação da punição, confirmando que Plata está apto para a partida de volta, marcada para quinta-feira (25), na Argentina.
De acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar confirma que as medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foram modificadas. Consequentemente, o atleta não está suspenso para a próxima partida oficial de seu clube na CONMEBOL Libertadores 2025.
O Flamengo publicou nota confirmando a decisão:
O Clube de Regatas do Flamengo informa que a CONMEBOL, por meio de ofício enviado no início da tarde desta sexta-feira (19), retirou a punição aplicada ao atacante Gonzalo Plata em decorrência do segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, recebido na partida contra o Estudiantes, realizada na última quinta-feira (18), pela CONMEBOL Libertadores. Com a medida, o atleta encontra-se apto para atuar normalmente no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.