NE Notícias

O Partido Liberal (PL) decidiu expulsar o deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) após o parlamentar defender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Presidente do PL Valdemar Costa Neto
Valdemar Costa Neto – Foto: Valter Campanato|Agência Brasil

Em entrevista ao site Metrópoles, Rodrigues classificou como “absurda” a aplicação da Lei Magnitsky sobre Moraes e sugeriu que Trump “vá cuidar dos Estados Unidos”.

As declarações causaram desconforto na bancada do PL, levando o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, a anunciar a expulsão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, Valdemar justificou a decisão afirmando que a “pressão da bancada foi muito grande” e destacou que “atacar o presidente dos Estados Unidos é uma ignorância sem tamanho”. Ele ainda ressaltou que o partido defende a diplomacia e diálogo para fortalecer o Brasil, e que “populismo barato só atrapalha o desenvolvimento da nossa nação”.

GloboNews

Sobre o deputado

Antônio Carlos Rodrigues iniciou sua trajetória política como vereador em São Paulo e chegou a ser senador suplente de Marta Suplicy. Foi ministro dos Transportes entre 2015 e 2016, no governo Dilma Rousseff (PT), e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2022, pelo Partido da República, que mudou para PL em 2019.