NE Notícias

A situação do SAMU Sergipe não é nada boa. E dessa vez, quem endossa o caldo dos problemas existentes é a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Sergipe. O NE Notícias obteve com exclusividade um ofício encaminhado pela Comissão de Direito Médico e de Saúde da OAB-SE ao secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira.

SES / Arquivo

O ofício é assinado pela presidente da Comissão, Clarissa Marques Santos França e pelo vice-presidente Clistenes Lima Silva, apontando irregularidades com base em denúncias que chegaram à Ordem.

Entre elas, aponta o documento, está o funcionamento dos rádios amadores. Segundo a OAB, os equipamentos “instalados nas viaturas do SAMU não funcionam, forçando os profissionais do serviço à utilização dos telefones particulares, como forma de comunicação com a Central de Regulação”.

Outro item denunciado à OAB foi a precariedade das condições físicas das bases descentralizadas do SAMU, que até mesmo “não possuem colchões adequados para o descanso dos profissionais”.

A Ordem também informa o recebimento de denúncias acerca de nepotismo no SAMU, solicitando ao secretário, com base na Lei de Acesso às Informações, “a lista de cargos da instituição com a qualificação dos servidores lotados, devem ser incluídos na lista, servidores efetivos e comissionados, com as suas respectivas remunerações e benefícios”.

Segundo apurou o NE, até o momento, 22 dias após o ofício ter sido protocolado, a SES ainda não se pronunciou a respeito.