NE Notícias

Em sua coluna publicada neste sábado (16), o jornalista Cláudio Humberto destaca que as sanções do governo Trump contra o Brasil podem agora atingir a Seleção Brasileira.

Camisa da Seleção Brasileira
Nike⎥Divulgação

Segundo Humberto, o cancelamento do visto de toda delegação, às vésperas da Copa do Mundo, “está entre as opções de sanções contra o Brasil”:

“O cancelamento do visto de toda delegação da Seleção Brasileira às vésperas da Copa do Mundo, que inclusive chegou a ser considerado no início da crise, está mesmo entre as opções de sanções contra o Brasil, após a escalada das tensões. A possibilidade já é discutida entre congressistas dos Estados Unidos, incluindo senadores próximos à Casa Branca, mas os mais experientes advertem que isso favoreceria politicamente o “regime autoritário” brasileiro que Trump vem criticando.”

A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos EUA, México e Canadá, com a maioria dos jogos em solo americano. A CBF, inclusive, negocia sediar os treinamentos da Seleção na Flórida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sanções

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem adotado sanções graduais contra o Brasil e suas autoridades. Conforme explicitado em cartas e declarações do governo norte-americano, tais medidas se relacionam à tentativa da família Bolsonaro de buscar neutralizar ações judiciais que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Essas sanções visam pressionar o governo brasileiro e o Judiciário, especialmente no julgamento do STF sobre uma suposta tentativa de golpe.

Especialistas, inclusive, não descartam a possibilidade de interferência dos EUA nas eleições brasileiras de 2026.

A conferir.