MEC

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir os resultados individuais na Página do Participante. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as notas após a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 16 de janeiro, na sede do Ministério. O Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de pessoas.

Enem 2023

As notas podem ser visualizadas na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha. 

Incentivo

De acordo com os resultados da aplicação, metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio em 2023 participou do exame. Quando se observa apenas o ensino público, o número é um pouco menor: 46% dos estudantes concluintes de escolas públicas fizeram o Enem 2023. 

Para o Ministro da Educação, Camilo Santana, é preciso entender o motivo disso e, a partir de dados concretos, tomar decisões mais assertivas que ampliem a participação dos concluintes. “O nosso grande objetivo é sensibilizar os jovens brasileiros sobre a importância do Enem. Com esse objetivo, vamos articular ações com as redes estaduais e identificar o motivo dessa baixa”, destacou. Em sua avaliação, dois fatores precisam ser considerados: concluintes que não se inscreveram no exame e concluintes inscritos que não compareceram à prova. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Camilo Santana adiantou que o Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro para o estudante do ensino médio, do governo federal, vai incentivar a permanência do aluno nessa etapa de ensino e também sua participação no Enem. “Posso adiantar que o estudante regular do ensino médio vai receber um percentual da poupança quando faz a prova do Enem. Então, o Pé-de-Meia será mais um estímulo para a participação. O Enem é um exame gratuito para o jovem da rede pública. É uma oportunidade de acessar o ensino superior por meio de três programas. Não há motivo para o jovem que está concluindo o ensino médio não fazer o Enem”, defendeu. 

O Enem é um exame gratuito para o jovem da rede pública. É uma oportunidade de acessar o ensino superior por meio de três programas. Não há motivo para o jovem que está concluindo o ensino médio não fazer o Enem.” 

— Camilo Santana, Ministro da Educação

Pesquisa

Para identificar a defasagem desses estudantes, o Inep realizará uma pesquisa com o intuito de facilitar as ações para os próximos anos e, assim, abarcar mais jovens para o exame. “Nossa expectativa para este ano é ampliar ainda mais a participação dos concluintes do ensino médio e identificar as razões que levam os jovens a não se inscreverem. Com isso, fazer com que a porta de acesso seja democrática para todos os brasileiros. Apesquisa deve ser concluída em março”, ressaltou Manuel Palacios, presidente da Autarquia. 

Divulgação

Programas

Com as notas em mãos, os participantes agora podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

O período de inscrição para o processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 264.360 vagas. A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. 

  •  Os dados revelaram que mais de 1 milhão de participantes (37%) estão acima do ponto de corte do Sisu. Isso significa que, com 569,62 pontos (nota de corte), o estudante terá acesso a 842 cursos.  

O edital do Prouni 2024, com o cronograma do programa, será publicado nesta quarta-feira, 17 de janeiro. O Ministro adiantou que a consulta a bolsas estará disponível a partir da próxima sexta-feira, 19 de janeiro. As inscrições começarão no dia 29 deste mês e seguirão até 1º de fevereiro. O estudante interessado no ingresso em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%).  

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sobre o Fies, Camilo Santana ressaltou que o programa passará por reformulações já previstas para este ano: “Estamos definindo as novas regras do financiamento, que terão as inscrições abertas em março”. O Fies oferece condições de pagamento das mensalidades aos estudantes em cursos superiores não gratuitos, permitindo a participação daqueles que fizeram o Enem a partir de 2010.  

Os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados também nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal

Luis Fortes/MEC

Redação

Em 2023, 60 redações atingiram a nota máxima no Enem. Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas 1.000 na redação, 7 em cada um. Os participantes redigiram um texto sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.  

“O tema da redação é relevante e isso permitiu que as pessoas discutissem o tema com mais fluidez, o que pode justificar o aumento na nota mil”, destacou Rubens Lacerda, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep. Para quem realizou a prova como “treineiro”, ou seja, quem não concluiu o ensino médio, as notas serão liberadas em março. 

Página do Participante

Apresentação com o balanço da aplicação 

Ministério da Educação