Marcos Aurélio

Na coluna desta segunda-feira (12), Marcos Aurélio analisa a reação política da prefeita Emília Corrêa após declarações de seu vice, Ricardo Marques. O texto também aborda a polêmica do reajuste do piso dos professores, as articulações de Valmir de Francisquinho em Itabaiana para 2026 e o lançamento do novo ranking de presença digital dos políticos sergipanos.

O nome do candidato a vice pode ser o vereador Ricardo Marques (Cidadania)
Ricardo Marques e Emília Correa

Estou acompanhando a polêmica do reajuste dos professores… o de 18 reais. E fico imaginando como é que um professor fica indignado com esse tipo de notícia. Por que? Porque basta ele fazer uma breve pesquisa para entender o que aconteceu e qual a solução encontrada… mas ao invés disso, esse professor prefere se agarrar na primeira narrativa que chegou até ele, se dar ao mínimo trabalho de pesquisar a verdade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Se assim o fizesse, perceberia que o reajuste é resultado de uma Lei, aprovada em 2008, que estabelece os parâmetros da correção anual, baseado na inflação, e como essa está controlada, o percentual é pequeno. Mas isso não seria o fim, pois o próprio Ministro da Educação, Camilo Santana, já anunciou oficialmente que o governo irá fazer uma correção desse percentual. E até mesmo uma revisão na própria Lei.

Pronto, estaria enfim resolvido. Mas… muitos dos professores não fizeram o básico e estão sofrendo, desnecessariamente.

CONVOCAÇÃO

Emília reage à fala de Ricardo Marques que cobrou, no 103Notícias, uma ação dos líderes da Oposição, a fim de reunirem-se para discutirem os caminhos que o agrupamento deve tomar em 2026. Na mesma fala, o vice-prefeito de Emília, afirmou que a principal liderança da Oposição é o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho e deixou claro que Emília é liderança em Aracaju, e que chegou agora.

Não se passaram nem 24h e a prefeita reagiu e disse que irá “convocar” uma reunião com o agrupamento para janeiro, mas que não tem pressa. A pergunta agora é: Marques será convidado por Emília? Vamos aguardar.

Veja as falas de ambos:

E por falar em Emília, o Instituto Veritá a classificou como a 6ª gestão mais bem avaliada entre as capitais do Brasil, segundo sua própria pesquisa. Uma excelente notícia.

APOIO DE VALMIR

Por falar em candidaturas, em Itabaiana, qual será o nome apoiado por Valmir, para a Assembleia Legislativa em 2026? As apostas em Itabaiana e os sinais emitidos pelas emissoras aliadas do prefeito já começaram a mandar os recados para Marcos Oliveira, atual deputado, de que ele não deverá contar com apoio do agrupamento.

Algumas pessoas falam na esposa do prefeito, mas dificilmente será ela; outros falam em Adailton, o ex-prefeito, que estaria trabalhando uma candidatura ao Senado. Anotem esse nome, Ozanir dos Santos Costa, que é a irmã de Valmir. Esse deve ser o nome que será apoiado pelo grupo.

TURISMO SERGIPANO

Um jovem casal de divulgadores do turismo sergipano, Breno Couto e Eline Costa, apresentam em suas redes sociais, @brenocoutobc diversos vídeos apresentando a excelente culinária do nosso estado. Um dos exemplos é o pão com costela, dentro do mercado do Augusto Franco que virou parada obrigatória para os turistas e também para os moradores, além de outros atrativos do nosso universo gastronômico.

Eles recebem mensagens de diversas partes do Brasil, pedindo mais informações sobre as delícias que publicam, e orienta a todos com informações precisas. Uma das inúmeras ações dos sergipanos que valorizam a nossa terra.

REGULAMENTAÇÃO

Presidente Lula regulamenta profissão de criador de conteúdo. Segundo a nova lei, o profissional de multimídia é aquele que atua na criação, produção e edição de conteúdos em plataformas digitais. A lei que regulamenta o exercício da profissão de multimídia foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira (07), reconhecendo oficialmente o trabalho em plataformas digitais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A medida abre margem para ajustes de contrato daqueles que exercem funções similares no mercado formal. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a regulamentação abrange criadores de conteúdo que atuam profissionalmente no YouTube, TikTok, Instagram e Kwai, entre outras plataformas.

O RANKING DOS POLÍTICOS

Um levantamento em parceria entre o IFP – Instituto França de Pesquisa e @marcosaurelio.se vai mostrar semanalmente a posição de cada um, somando a presença no Facebook, Instagram e nos portais de notícias. Quem lidera, quem precisa melhorar, quem está em último. Um serviço que auxiliará os políticos e suas Assessorias. Nesta semana vamos divulgar uma posição geral com os nomes que estão postos. Na próxima divulgação, vamos ampliar e incluir todos os pré candidatos.


Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.


Por Marcos Aurélio