Marcos Aurélio

Na coluna desta sexta-feira (12), Marcos Aurélio repercute a crise explosiva na oposição. A declaração de Emília Corrêa sobre o Senado irritou Valmir de Itabaiana e provocou uma nota dura de Adailton Souza, que sugeriu ingratidão. O texto também traz o recado enigmático de Moana Valadares no comando do PL.

Valmir de Francisquinho e Emília Corrêa
Valmir e Emília|arquivo

Pegou Ar! – Parte I

Após a fala da prefeita de Aracaju, em alta gargalhada, questionando e respondendo ao mesmo tempo, se tem outro nome para ela apoiar ao Senado em 2026, com um sonoro “na tem nãooooooooooooo”, citando apenas Eduardo Amorim e Rodrigo Valadares, e não dando importância ao nome de Adailton Souza, ex-prefeito e o nome que Valmir de Itabaiana está tentando emplacar, esse reagiu, “se ela acha que o grupo é ela sozinha, então ela segue o caminho dela, e a gente segue o nosso, sem problema”.

Pegou Ar! – Parte II

Ainda segundo Valmir, o vereador Lúcio Flávio teria transmitido um recado de Rodrigo Valadares, “se ela, Emília, quiser ser presidente do PL (essa história foi levantada ainda enquanto o grupo tentava manter o comando do 22), ela é presidente de honra, mas presidente do partido, de jeito nenhum e ela faz essa fala, eu não entendo nada mais da política”, disse em tom de revolta e contrariedade.

Veja fala da prefeita e resposta de Valmir:

Pegou Ar! – Parte III

Quem também se posicionou sobre a fala de Emília, foi o próprio Adailton Souza, em nota publicada em seu perfil do Instagram: “sobre as declarações da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, reafirmo o que já disse: gratidão, fidelidade e lealdade é pra poucos, principalmente na política.” Ou seja, estaria o itabaianense acusando Emília de não ser o que ele é, sendo assim, a prefeita de Aracaju, seria “ingrata, infiel e desleal”?

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

JOIO DO TRIGO

Quem está com a língua coçando, para disparar o que ela chama de “verdades” é a nova presidenta do PL Sergipe, Moana Valadares que, aliás, gosta de atestado. Só não sabemos contra quem ela quer falar, mas repetidas vezes ela posta em suas redes sociais; a sua última foi essa:

“Tem muito lobo com pele de cordeiro em Sergipe, está na hora de separar o joio do trigo. Deus sabe fazer isso como ninguém e NENHUMA MENTIRA ficará encoberta. O PL Sergipe continua firme e aberto a todos aqueles que queiram fazer parte do maior partido do Brasil, saibam que serão muito bem tratados e terão todo o acolhimento e investimento necessário para candidaturas que compactuem com projetos positivos para Sergipe. É uma nova fase e um novo momento. A VERDADE SEMPRE VENCERÁ A MENTIRA”.

ATO NULO

Alexandre de Moraes não esperou completar as 72h da decisão da Câmara Federal, que manteve em votação do plenário o mandato de Carla Zambelli, que está presa na Itália (para onde fugiu), cumprindo pena, após condenação do próprio STF. O ministro anulou nesta quinta-feira (11) a votação e determinou a perda imediata do mandato da parlamentar.

“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, diz o ministro na decisão.

Segundo Moraes, a votação pela Câmara dos Deputados que preservou o mandato da deputada “ocorreu em clara violação” à Constituição. “Trata-se de ATO NULO, por evidente inconstitucionalidade, presentes tanto o desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, quanto flagrante desvio de finalidade”, diz o ministro sobre a votação. Ele também determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente da deputada em até 48 horas. (Fonte G1)


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.