ASN

O saber fazer da renda irlandesa produzida no município de Divina Pastora se tornou Patrimônio Histórico e Imaterial de Sergipe e chamou a atenção do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy. Nos próximos dias 26 e 27 de junho, o representante diplomático virá a Sergipe e participará de agendas promovidas pelo Governo do Estado, com intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Além de promover o intercâmbio cultural e comercial da renda irlandesa, a visita objetiva ampliar o conhecimento sobre a produção singular desse artesanato que se perdeu no seu país de origem, a Irlanda, mas se fortalece, a cada dia, no estado sergipano. 

Renda irlandesa produzida em Sergipe – Foto: Júlio Dutra ⏐ ASN

Entre as programações promovidas pelo governo em parceria com instituições de fomento ao ensino e à cultura, haverá visita ao município de Divina Pastora, ao Museu da Gente Sergipana, aos festejos juninos da Orla da Atalaia e da Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. Além disso, serão realizados encontros na Universidade Federal de Sergipe (UFS), na Universidade Tiradentes (Unit) e na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), a fim de dialogar e promover, também, as potencialidades do estado. 

Renda Irlandesa produzida em Sergipe ganha os olhos do mundo

As tratativas para promoção de intercâmbio cultural e comercial da renda irlandesa produzida no município sergipano de Divina Pastora iniciaram ao final de janeiro deste ano, durante videoconferência com presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; representante da Embaixada do Brasil na Irlanda, Anecy Scholling; artesãs do município sergipano de Divina Pastora; secretário e secretário-executivo do Trabalho, Jorge Teles e Rafael Melo, respectivamente. 

Em abril, um novo encontro aconteceu. Desta vez, na sede da Embaixada, em Brasília (DF), com a presença do embaixador da Irlanda, Seán Hoy. A exportação do artesanato sergipano, a ampliação de estudos e possibilidades de exposições, cursos e feiras, foram alguns dos temas debatidos durante o encontro. Na ocasião, o embaixador aceitou o convite para visitar Sergipe durante os festejos juninos, com o intuito de conhecer a produção da renda irlandesa. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O secretário da Seteem, Jorge Teles, também esteve reunido com o diretor regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Sérgio Ferreira. Na ocasião, dialogaram sobre possibilidades de exportação da renda irlandesa, com garantia de participação de associações de rendeiras em rodada internacional de negócios que ocorrerá em Fortaleza, durante feira de artesanato.

Segunda-feira, 26

10h – Reunião na Fecomércio com entidades de classe e empresas exportadoras ou com potencial exportador, na sede do Senac

14h – Palestra do Embaixador na Universidade Federal de Sergipe com o tema: Centenário do romance “Ulysses”, do escritor irlandês James Joyce; partilha de experiências culturais e falas de pesquisadores sobre o trabalho da renda irlandesa no estado

16h30 – Visitas à Universidade Tiradentes (Unit), ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e ao Innovation Center

18h – Ida ao São João da Família, festejo que conta com exposição e comercialização de comidas típicas e de diversos artesanatos sergipanos, incluindo a renda irllandesa, na praça Fausto Cardoso, na Av. Ivo do Prado, no Centro de Aracaju

Terça-feira, 27

8h – Solenidade de recepção da visita do Embaixador, no Santuário Nossa Senhora Divina Pastora

14h30 – Potenciais de Sergipe no auditório do Museu da Gente Sergipana

19h – Ida ao Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia