Na coluna de hoje, Marcos Aurélio denuncia o drama de mães que, ao pedirem transparência na entrega de casas em Itabaiana, são ameaçadas de processo pelo prefeito Valmir. A análise também aborda a reforma no secretariado de Fábio Mitidieri e as manobras no STF que podem mudar o jogo para 2026.

Um caso que está chocando a todos e o de uma mãe, com medida protetiva, seis filhos, desses, três com problemas sérios de saúde, um autista, uma com epilepsia e outra com a doença de von Willebrand (um distúrbio hemorrágico hereditário, considerado o mais comum do tipo, causado pela deficiência ou disfunção do fator de von Willebrand, uma proteína essencial para a coagulação do sangue), e que não foi contemplada, “essa é a quarta vez que eu me inscrevo nessas casas e mesmo todas as pessoas me dizendo que eu mereço uma casa, eu nunca consegui”, revelou aos prantos, a mãe, durante entrevista à Rádio Capital do Agreste;
Ao invés de casas, Valmir de Itabaiana ameaça com processo judicial contra as mulheres, em sua maioria mães solo e atípicas; que estão simplesmente pedindo transparência na contemplação das 214 casas, que antes ele anunciava como “Itabaiana meu lar”, e agora a gestão dele está tentando transferir a culpa para o governo Lula.
Essa história começou quando, ao invés de realizar um sorteio público, prometido para a segunda-feira, a gestão de Valmir surpreendeu a todos, divulgando uma lista no final da tarde de sexta-feira e isso gerou revolta dessas mães.
PROTAGONISMO
O núcleo do Poder em Brasília, está claramente se movimentando e agitando os blocos partidários com vistas ao pleito de 2026. Segundo o analista Matheus Zani, no que denominou de “O PLANO SILENCIOSO DE GILMAR MENDES QUE PODE MUDAR 2026 (E QUASE NINGUÉM ENTENDEU), referindo-se a decisão monocrática, em reposta a uma ação proposta no STF, pelo Solidariedade, mas que terá que passar pela análise do plenário da Corte, restringindo à “PGR a prerrogativa de pedir o impeachment de Ministros do STF. Antes, qualquer cidadão ou parlamentar podia. Isso aconteceu sem grito, sem crise aberta… Mas com efeito gigante”.
Ainda temos a movimentação de Michelle Bolsonaro que busca assumir o protagonismo no campo do bolsonarismo e se viabilizar para disputar à presidência da república, repetindo o feito do marido, que está preso, derrotando o Centrão que quer se aproveitar dos votos dos adoradores do ex-presidente, mas não quer ninguém com esse sobrenome.
Enquanto isso, a Polícia Federal segue de forma autônoma realizando operações e prisões no andar de cima, deixando a cúpula nacional à base de muito remédio para acalmar os nervos.
ELEIÇÕES 2026
Segundo Ritta Oliveira, o governador Fábio Mitidieri anunciará, durante entrevista coletiva na próxima sexta-feira, os nomes dos que substituirão os secretários que sairão agora em dezembro para disputarem as eleições2026.
De acordo com a jornalista, todos já estão nas atuais pastas e o propósito é dar continuidade aos projetos e ações que estão em desenvolvimento. A única exceção, pode ser o chefe da Casa Civil, Luiz Mitidieri, que substituirá Jorginho Araújo. O ex-deputado e pai do governador, apesar de não fazer parte do atual quadro de servidores, está intrinsicamente vinculado ao governo e tem larga experiência na articulação política.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.