NE Notícias

O site O Antagonista divulgou um áudio que confirma a venda de notas frias para Luciano Bivar, presidente do PSL. Luciano apresentou à Câmara e ao Tribunal Superior Eleitoral, como forma de prestar contas de gastos realizados por seu gabinete, notas fiscais de duas empresas que supostamente negociam a venda desse tipo de documento.

ADVBPE / Divulgação

Uma das empresas, a ML Comunicação, que pertence a uma servidora do gabinete do deputado, teria recebido R$ 50 mil de verbas indenizatórias da Câmara. Como justificativa, a servidora Marta Patrício Heitor Lemos afirmou que o serviço foi prestado por outra assessora que não tinha empresa registrada em seu nome. A jornalista citada seria Maria das Graças Lima, que faleceu neste ano. “Ela não tinha empresa. Desta forma, eu passava a nota e ela pagava o imposto”, diz Marta Lemos.

No áudio divulgado pelo O Antagonista, uma mulher fala sobre como seria feita a prestação de contas. “No final da nota, por exemplo, da nota do Luciano Bivar, a gente já coloca que é como se fosse um recibo quitando a nota para não precisar de recibo”, diz a mulher no áudio que foi identificada como Marta Lemos. Ela tem uma empresa individual que presta serviços na área de fotografia. A mulher é filiada ao PSL desde 2013 e afirmou que só começou a trabalhar no gabinete do deputado em fevereiro.

Para a Folha de São Paulo, Luciano Bivar disse desconhecer o esquema e afirmou que irá demitir a servidora. “Então não era ela que dava o serviço profissional? Então vou ter que despedi-la. Como é que ela fazia isso, meu Deus do céu? Se ela que prestava o serviço, falava comigo, mandava as notas dela e ela não prestava o serviço? O que ela fazia, então?”, questionou o político. Diferente do eu disse Marta, que afirmou trabalhar a apenas alguns meses, Bivar confirmou que está a mais tempo: “Há alguns anos”.