Seduc-SE

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) divulga a programação da Semana da Pátria, que ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro, período em que é relembrada a história da Independência do Brasil. Em virtude das comemorações do Bicentenário da Independência do país, neste ano de 2022 o Governo do Estado, por meio da Seduc, adotará um novo formato para as ações que acontecerão nas escolas estaduais, Arquivo Público de Sergipe e Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda). 

O desfile militar ocorrerá, tradicionalmente, no dia 7 de setembro, a partir das 8h, na avenida Barão de Maruim. Com os objetivos de fortalecer, expandir e democratizar os atos comemorativos, o desfile cívico será descentralizado e acontecerá nos bairros e comunidades de Aracaju. O Governo de Sergipe dará o apoio necessário para a execução das celebrações, tanto para a realização do desfile militar e desfile cívico nos bairros, quanto para a promoção de ações de cunho pedagógico, histórico e cultural nas unidades de ensino, de forma a valorizar a identidade social do povo brasileiro.

Programação

No dia 1º de setembro, às 9h, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, haverá a abertura da Semana da Pátria, com a Banda Marcial do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. Durante a solenidade acontecerá a formação do pelotão de estudantes com as 75 bandeiras dos municípios sergipanos. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que representará o governador Belivaldo Chagas; de estudantes, professores, além de autoridades militares. 

A solenidade contará com a leitura de texto sobre o significado da Independência do Brasil e da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, com o acendimento da tocha na Capitania dos Portos de Sergipe. A corrida será feita em revezamento de tochas com atletas da rede pública estadual de ensino, acompanhados da Cavalaria da Polícia Militar de Sergipe, com entrega da tocha ao secretário da Seduc e acendimento da Pira do Fogo Simbólico. O trajeto terá início na Capitania dos Portos, passando pela avenida Ivo do Prado, entrando na travessa Juca Barreto até o Centro de Excelência Atheneu Sergipense. 

Desfile Cívico nos bairros

Com a programação estendida até o dia 25 de setembro,  vários bairros de Aracaju realizam, tradicionalmente, desfiles cívicos, e para democratizar as comemorações do Bicentenário da independência do Brasil, as unidades de ensino da rede estadual localizadas na capital, a exemplo do Atheneu Sergipense, Maria das Graças Azevedo Melo, 17 de Março, Barão de Mauá, Governador Augusto Franco, Ivo do Prado, Ministro Petrônio Portela, Olavo Bilac, João Costa, Monsenhor Carlos Camélio Costa e Valnir Chagas, desfilarão nos bairros conforme agenda abaixo:

A partir das 14h30

10/09 – Bairro Castelo Branco, nas avenidas Nestor Sampaio e São João Batista;

11/09 – Bairro Augusto Franco, na avenida Doutor José Tomaz D’Ávila Nabuco;

17/09 – Bairro Siqueira Campos, na rua Alagoas;

18/09 – Bairro Orlando Dantas, na avenida Francisco José da Fonseca;

24/09 – Bairro Bugio, na avenida Poço do Mero e na rua Cleosvansóstenes dos Santos.

A partir das 8h

25/09 – Bairro Santo Dumont, na rua São Francisco de Assis.

As escolas localizadas no interior do Estado participarão dos desfiles organizados por cada município.