O Globo e G1

Circula pelas redes sociais e em grupos de WhatsApp uma imagem de um tuíte que afirma o jornalista Glenn Greenwald, do site “The Intercept Brasil”, teve a prisão preventiva decretada. De acordo com o texto, Greenwald foi detido pela Polícia Federal (PF) no guichê de check-in da American Airlines, após despachar a bagagem. As informações, porém, são #FAKE.

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Em nota, a Polícia Federal informou que “não tem registro dessa ocorrência”. Na última terça-feira, o diretor-geral da PF, delegado Maurício Valeixo, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que Greenwald sequer é investigado pela corporação.

“Não há na corporação inquéritos em curso para apurar a conduta do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil”, afirmou Valeixo.

No Banco Nacional de Mandados de Prisão, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça, também não há qualquer pedido de prisão preventiva contra Greenwald. Em nota, a assessoria do site diz que a mensagem é totalmente falsa. “Glenn Greenwald não esteve em nenhum aeroporto”, afirma.

A foto que acompanha o boato também é antiga. Foi feita em março de 2016 pelo fotógrafo Renato S. Cerqueira, para a Futura Press e para a Folhapress. Nela, manifestantes se aglomeraram em protesto contra o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, levado na ocasião para prestar depoimento na Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

A manifestação do diretor da PF é resultado de uma ação da Rede Sustentabilidade, que questionava a existência de investigação contra o jornalista após a divulgação de mensagens entre o ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol pelo “The Intercept Brasil”.

As conversas entre Moro e integrantes da força-tarefa da Lava Jato teriam ocorrido enquanto ele era juiz na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e responsável por julgar processos da operação. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, havia pedido informações a Moro e à PF sobre eventual investigação contra Glenn.

O usuário responsável pelo perfil @Cathari74, que publicou a mensagem falsa, apagou o tuíte.

Leia mais em G1