ASN

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), assinou nesta sexta-feira (19), o contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 400 mil doses da vacina Sputnik, que imuniza contra o novo coronavírus. 

A compra foi comunicada ao Ministério da Saúde, que decidirá se aceita ou não incorporar as 400 mil doses da vacina ao Plano Nacional de Imunização. Caso o órgão federal decida por não aceitá-las, o governo de Sergipe terá as 400 mil doses para avançar no Plano Estadual de Imunização, com os grupos prioritários.

Assinatura ocorreu por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) – SES

A previsão é de que as doses sejam entregues de abril até o próximo mês de julho.

A aquisição das vacinas foi submetida à apreciação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que a aprovaram em regime de urgência. A Casa legislativa inclusive possibilitou que as aquisições de vacina não se limitem à Sputnik, mas a qualquer outra que esteja em oferta no mercado.

A Sputnik ainda precisa de um aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada no País. Isso porque o laboratório União Química, que produzirá a vacina no Brasil, precisa fazer um pedido de uso emergencial para a Anvisa.