NE Notícias

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Sergipe sofre uma alteração significativa a partir desta sexta-feira (30).

Motorista conduzindo um carro em uma rodovia
Arthuro Paganini|ASN

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) anunciou a adoção de um novo formato para o exame prático de direção veicular, alinhado à Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A principal mudança é a retirada definitiva da etapa de baliza (estacionamento entre balizadores) do exame prático. O foco da avaliação agora se desloca para a fluidez e segurança no tráfego real. O novo percurso da prova exige maior atenção dos candidatos à sinalização e ao domínio do veículo em situações cotidianas.

Entre os pontos que ganham maior peso na avaliação dos examinadores estão:

  • Realização de conversões à direita e à esquerda;
  • Uso correto das luzes indicadoras (setas) e sinalização;
  • Procedimentos de parada em locais permitidos;
  • Condução segura e responsável sob condições normais de trânsito.

Padronização estadual

As atualizações fazem parte da transição para o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Enquanto o manual nacional não é publicado integralmente, o Contran permite que cada estado defina seus trajetos e procedimentos.

Segundo o Detran/SE, as novas diretrizes já foram repassadas a todas as comissões examinadoras do estado para garantir que o exame seja aplicado de forma padronizada em todos os municípios sergipanos.


NE Notícias, da redação