Deso ascom

A Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO vem a público informar que não há risco de rompimento da estrutura da Barragem do Poxim.

Ela passa por constantes vistorias de auditores independentes que atestam sua integridade estrutural e que a mesma foi concebida para operar em períodos de chuvas e cheias,  como o atual, cumprindo com a sua principal função que é a acumulação de água,  mas também colaborando com o represamento de água de águas da chuva que poderiam agravar o quadro de alagamentos em pontos da região metropolitana de Aracaju.                                                                                                                                                                                         

No momento, a Barragem do Poxim está  com 99 % de sua capacidade e deverá  verter , como vem ocorrendo nos últimos anos. A água que sai quando a barragem verte não causa inundação.  As inundações acontecem quando o volume de chuvas é elevado somado ao momento que a maré está alta.                                                                                                                                                                                             

O diálogo entre a DESO, SEDURBS e as entidades de Defesa Civil do Estado e Municípios é constante,  e temos desses órgãos o reconhecimento de que sem a Barragem do Poxim, as cheias que afligem parte da população às margens do Rio Poxim  seriam mais recorrentes e de maior gravidade.