Agência Alese

Jadilson Simões / Alese

O deputado Gilmar Carvalho (PSC) defendeu na sessão desta segunda-feira, 4, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa, com a finalidade de apurar o desastre ambiental em Sergipe, causado pelo vazamento de óleo.

“A apuração deverá ser feita somente em nosso território, pois o presidente da República disse hoje que o vazamento de óleo é muito maior e provocará uma catástrofe nos próximos dias. Recebo a informação da imprensa nacional, de que o vazamento de óleo provocado por um navio grego (segundo a Polícia Federal), é muito maior do que tudo o que se viu até agora”, alerta.

Gilmar disse ainda que de acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), não há previsão quanto ao fim da catástrofe. “ E a Adema já vinha informando isso, antes da afirmação do governo federal e da imprensa nacional. Amanhã nós vamos coletar assinaturas necessárias para apresentar a CPI. Esta Casa não pode ficar ausente. O governo federal é extremamente irresponsável, tendo passado 41 dias para acionar o Plano Nacional de Contingência, com as manchas de óleo esparramadas pelo litoral nordestino”, denuncia.