O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) foi intimado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para explicar o uso de recursos públicos em uma viagem aos Estados Unidos durante a festa de campanha do agora presidente Donald Trump, em dezembro de 2024.

Segundo o Diário do Centro do Mundo (DCM), os gastos com passagens, hospedagem e alimentação somaram pelo menos R$ 47 mil, valor custeado com o dinheiro do contribuinte. A viagem de Valadares ocorreu entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, com estadia em hotéis e até em um spa na Flórida e em Washington.
Além de Rodrigo, também foram intimados os deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF). O TCU quer saber se houve autorização oficial da Câmara dos Deputados para o deslocamento e qual a relação do evento “Election Night Livestream Watch Party” com o exercício do mandato parlamentar.
O tribunal solicita ainda que o gabinete do parlamentar detalhe o cronograma das atividades realizadas durante o período da viagem, incluindo eventos, reuniões e compromissos oficiais.
Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.