NE Notícias

No final do ano passado, a Polícia Federal executou dez ordens de busca e apreensão e duas ordens de prisão preventiva contra indivíduos suspeitos de cometer uma variedade de crimes contra a administração pública, tais como fraude em processos de licitação e lavagem de dinheiro.

Uma das ordens de busca e apreensão foi cumprida na residência de Yury do Paredão, deputado recém-eleito.

Yury do Paredão ⏐ Reprodução

Yury negou qualquer irregularidade, afirmando: “É meu dever cívico dirimir qualquer dúvida que exista por parte das instituições. Sigo no meu dia a dia com as minhas atividades e ciente de que transparência e prestação de contas são premissas fundamentais do homem público”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Conforme divulgado pela Polícia Federal na época, os crimes ocorreram em contratos estabelecidos entre a Prefeitura de Ouricuri, em Pernambuco, e empresas de prestação de serviços localizadas nos estados de Pernambuco e Ceará.

Operação Ipuçaba ⏐ Polícia Federal

A recente polêmica envolvendo Yury do Paredão teve início após ele tirar uma foto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que provocou uma forte reação por parte de aliados bolsonaristas.

O parlamentar pertence ao mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O deputado federal Yury do Paredão ao lado do presidente Lula, do ministro da Educação, Camilo Santana, do líder do governo na Câmara, o deputado Zé Guimarães, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas ⏐ Reprodução

Na manhã desta segunda-feira, Valdemar Costa Neto publicou mensagem no Twitter afirmando que, se Yury cumprimentou Lula por “cordialidade e respeito ao cargo de Presidente da República”, ele está agindo corretamente.

Em 2018, Yury do Paredão enfrentou uma séria acusação que resultou em sua prisão por uma semana. Tudo começou quando um vídeo viralizou nas redes sociais, no qual o deputado aparecia atirando em direção a um funcionário em uma fazenda no Ceará. Enquanto o empregado tentava se proteger, uma voz ao fundo da gravação dizia: “Vamos ver se ele tem cócegas agora”, e outros homens riam da suposta brincadeira.

Veja as imagens:

Reprodução

Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e no canal do WhatsApp.