NE Notícias

Roberto Silva – CUT

Em entrevista a “Hora News”, o presidente da CUT-SE, Roberto Silva, voltou a desaprovar a Proposta de Emenda à Constituição que começa a alterar a Previdência Estadual:

Todos os servidores serão afetados com aumento da idade para se aposentar, redução de salários a partir de janeiro de 2020 dos servidores em atividade, aposentados e pensionistas com estabelecimentos de alíquotas de 14%”, enfatiza Roberto, acrescentando que os pensionistas serão os mais prejudicados com a reforma previdenciária do governo Belivaldo.

Servidores homens e mulheres terão de trabalhar mais cinco anos para se aposentar, servidores terão redução de salários, especialmente aposentados, pois com a reforma do governo passa a cobrar previdência desses servidores que recebem mais de um salário mínimo. Os pensionistas pagarão previdência.

Na entrevista, o presidente da CUT disse que passa a sensação de “oportunismo político” o silêncio da vice-governadora Eliane Aquino (PT), que recebe pensão:

César Oliveira / PMA (arquivo)

Quem já recebe pensão não sofrerá alteração, somente pagará previdência. As mudanças nas pensões atingirá quem passará a receber depois da aprovação da reforma. Mas os atuais pensionistas serão afetados com redução nos valores, pois passarão a pagar previdência, assim como os aposentados que recebem acima de um salário mínimo”, explica Roberto, que critica a vice-governadora por não sair em defesa dos trabalhadores, dos servidores públicos, aposentados e pensionistas, mesmo fazendo parte do Partido dos Trabalhadores. Para o sindicalista, a sensação quanto ao comportamento da vice-governadora é de oportunismo político.

Sensação de oportunismo político. Não vamos aceitar enquanto dirigente sindical que nas nossas lutas contra as medidas de Bolsonaro, que prejudicam os trabalhadores, esteja junto conosco se posicionando contra, mas nas medidas de Belivaldo, que prejudicam os trabalhadores no estado, se mantenha no silêncio”, desabafa o jovem presidente da CUT.