Observatório de Sergipe

Durante o mês de junho, a PNAD COVID19 estimou que 187 mil pessoas (8,1% da população) apresentaram algum dos sintomas pesquisados de síndromes gripais, em maio eram 9,4% da população com algum sintoma. Os sintomas conjugados da síndrome gripal associado à COVID19 (perda de cheiro ou sabor ou febre, tosse e dificuldade de respirar ou febre, tosse e dor no peito) foi observado em cerca de 25 mil pessoas (1,1% da população).

Esse e outros dados da saúde foram retratados na segunda edição da Pnad Covid19, divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório de Sergipe.

Principais

Em junho, cerca de 17,1% (ou 32 mil) das pessoas que apresentaram algum dos sintomas pesquisados procuraram atendimento em estabelecimento de saúde, os que apresentaram algum sintoma conjugado o percentual que foi de 33,7% (ou 11 mil pessoas) ocorrendo uma retração em relação ao mês de maio (51,7% de pessoas).

82% da população não tinha plano de saúde médico;

18,4% dos domicílios tinham a presença de um idoso e ao menos um morador com sintoma conjugado.

A Pnad Covid19

A Pnad Covid19, que tem a parceria do Ministério da Saúde, é realizada remotamente, pelo telefone, com as mesmas pessoas por pelo menos três meses. Cabe notar que os resultados da pesquisa, com foco na pandemia do coronavírus, não são comparáveis com os da versão regular da Pnad Contínua. A comparação com outros estados também deve ser feita com ressalvas já que cada ente federado vive conjecturas socioeconômicas específicas em relação à epidemia.