Observatório de Sergipe

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em Aracaju, no mês de junho foi de 0,31%, frente ao resultado apresentado em junho, de 0,03%. No acumulado do ano, a inflação pontuou 1,45%. Já nos últimos 12 meses, acumulou 2,31%. Em julho do ano anterior, a variação foi de 0,13%. Os dados foram divulgados pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe.

FecomercioSP

Regiões Metropolitanas e Capitais

No mês de julho, das Regiões Metropolitanas e capitais pesquisadas, todas registraram inflação. As maiores variações foram observadas em Rio Branco (0,75%), Campo Grande (0,73%) e Belém (0,72). Grande Vitória (0,21%), Rio de Janeiro (0,24%) e São Paulo (0,24%) registraram os menores índices.

Combustíveis, carne e energia elétrica pressionaram inflação

Dentre os itens com alta de preços no mês, combustíveis para veículos (+5,58%), carnes (6,39%) e energia elétrica residencial (+1,21%) foram os que mais contribuíram para o resultado do IPCA, uma vez que possuem pesos significativos nas despesas das famílias.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, em Aracaju, registrou variação de 0,31% no mês de julho, resultado acima do pontuado em junho, de 0,11%.