MPT-SE

A coordenação da FPI em Sergipe, composta pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, convida a imprensa sergipana para uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 08, a partir das 9h, na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe. O objetivo é apresentar detalhes das operações que resultaram em flagrantes de desrespeito ao meio ambiente, interdição do mercado de peixes em Propriá, resgate de animais silvestres e flagrante de trabalho escravo.

Estarão presentes os procuradores do Trabalho, Albérico Neves e Márcio Amazonas; a promotora de Justiça, Karla Carvalho; o presidente do Comitê, Marciel Oliveira e o auditor-fiscal do Trabalho, Thiago Laporte. 

O que é a FPI 

O Programa de Fiscalização Preventiva Integrada – FPI do São Francisco – ocorre em Sergipe desde 2016. Todos 28 os municípios sergipanos que integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco já foram fiscalizados. A FPI possui 4 fases: planejamento, que é a fase operacional; fase de inteligência; deflagração da operação, que é o que está acontecendo neste momento; e a parte de desdobramento das demandas que é feito pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MP-SE) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Instituições Parceiras 

Quarenta e duas instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. Além das quatro instituições coordenadoras, temos 20 órgãos federais, 15 órgãos estaduais e três instituições sem fins lucrativos participantes da FPI/SE 2022.