NE Notícias

Utilizando de robôs de WhatsApp para disseminar fake news, a candidata a prefeitura de Capela, Clara Sukita, seu vice, Carlos Alberto Ribeiro, o Diretório Municipal do Republicanos do município e a VOX Pesquisas foram multados em R$ 20 mil reais, nesta sexta-feira, 13.

A decisão, deferida pela juíza Dra. Cláudia do Espírito Santo, levou em consideração uma representação encaminhada pela candidata à reeleição no município, Silvany Mamlak, ao argumentar que “a única finalidade deliberada de levar o eleitor a erro, desequilibrar o pleito e favorecer a candidatura dos Representados, porquanto a pesquisa não existe, não se vê registro algum no sistema oficial do TRE/SE de qualquer pesquisa realizada pela empresa Vox Pesquisas”.

Clara e Sukita

O ato de divulgar pesquisas sem registro fere o artigo 2º da Resolução TSE 23600/2019, dando clara conotação de uso ilícito deste instrumento para ludibriar o eleitor, prejudicando todos os demais pré-candidatos no pleito.

Além da multa, foi determinado que a divulgação seja suspendida imediatamente e veiculação dessa pesquisa e que promovam a remoção de toda e qualquer publicação sob pena do pagamento de R$ 20.000,00 a cada um dos mencionados.