Defesa Civil - Aracaju

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu, nesta sexta-feira (29), alerta para a possibilidade de chuvas moderadas nas próximas 24hs, chegando ao total de 16,6 milímetros.

Só nas últimas 48hs, os índices pluviométricos (usado para medir quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período) identificaram o acúmulo de 19,3 milímetros de chuvas. Até o momento, não houve registro de ocorrências junto ao órgão.

Felipe Goettenauer/PMA

Diferente de outros anos, a concentração de chuvas no mês de julho tem apresentado índice acima da média. De acordo com os dados fornecidos pela empresa Geoclima, contratada pela gestão municipal para compor no sistema ClimAju, até esta sexta, 29, Aracaju teve um o total de 224 milímetros no acumulado. Comparando à média histórica de 180 milímetros, houve um aumento de 44 milímetros.

“A Defesa Civil sempre trabalha durante as chuvas tentando dar o tempo de resposta cada vez menor para ocorrência. Risco de deslizamento de terra, desabamento, a gente sabe que essas ocorrências não podem demorar. Temos que estar muito em cima e retirar as pessoas antes que aconteça o desastre, por exemplo”, afirma o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

Mesmo com o índice além do previsto, a cidade de Aracaju tem respondido bem a esse período chuvoso. Além do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil nas áreas de risco, outros serviços como a limpeza de canais, instalação de ecobueiros e drenagem urbana têm demonstrado a capacidade da cidade em resistir às chuvas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A cidade tem uma capacidade de escoamento muito maior do que em outras situações. Nosso planejamento de prevenção e limpeza de canais é muito eficiente, principalmente nesta última quadra chuvosa de 2022”, conta Silvio que acrescenta que, para o mês de agosto “a previsão é que haja uma queda considerável no volume de chuvas, no máximo, em torno de 100 milímetros de acumulado para o mês todo. Mas, como estamos passando por mudanças climáticas, temos sempre uma atenção redobrada porque pode acontecer chuvas fora de época e com um volume muito intenso”, aponta.

Orientações em caso de chuva

Para os casos em que há riscos de desabamento ou inundações, a população deve entrar em contato com o número 199, disponível 24h. A chamada é gratuita.

Além disso, a Defesa Civil disponibilizou à população o serviço de alerta de chuvas por meio de mensagem de texto via SMS. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço também é gratuito e dá a possibilidade de cadastrar mais de um CEP por pessoa.