Agência Aracaju de Noícias

Equipes da Prefeitura de Aracaju atuam desde as primeiras horas desta terça-feira, 23, em diversas localidades da capital para monitorar os pontos de maior incidência de chuva. Nas últimas 24h, choveu cerca de 40.4 milímetros (mm) em toda a cidade, e nas últimas 12h o acumulado foi de 28 mm. A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que, ao longo do dia, a chuva continue, mas de forma branda e intercalada em alguns pontos.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luiz Fernando Almeida, o sistema pluviométrico da cidade tem reagido bem à carga d’água, sem transtornos. Ele conta que a única ocorrência registrada pela Defesa Civil municipal foi um ponto de alagamento nas imediações de um condomínio situado no bairro Japãozinho, na zona Norte, área a qual já tem histórico de interferência de maré alta.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199 – Semdec

“Recebemos duas chamadas num condomínio no bairro Japãozinho, alagamento típico de maré, que estava com 2.1 de nível até às 5h da manhã, coincidindo com as chuvas. Com a chuva dando uma trégua e a maré baixando, essa água vai escoar naturalmente. Choveu um pouco forte na madrugada, mas depois, logo pela manhã, a chuva ficou fraquinha. No mais, a cidade reagiu bem, os canais não foram afetados, está tranquilo. A tendência é que continue com chuvas intercaladas ao longo do dia. Continuamos o monitoramento”, diz o gestor.

Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De forma preventiva, equipes da Emurb executam serviços de limpeza de bueiros e desobstrução de drenagem nos seguintes locais: avenida Alexandre Alcino, bairro Santa Maria; rua Acre com Rondônia, bairro Siqueira Campos; Distrito Industrial, bairro Inácio Barbosa; e rua H, bairro Soledade. 

O monitoramento será desenvolvido durante todo o dia. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes.