AAN

No início da tarde deste domingo, 11, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) da Prefeitura de Aracaju, emitiu alerta de chuva moderada para as próximas 24h, com possibilidade de ventos fortes e raios, na capital. O aviso foi encaminhado à população através do Serviço SMS 40199. 

Felipe Goettenauer/PMA

A medida preventiva tem como base informações atualizadas pelo serviço de previsão meteorológica do sistema ClimAju e boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diante da indicação, as equipes permanecem em atenção para atendimento a eventuais demandas. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta os cuidados necessários em ocasião de ventos com maior intensidade. “É importante evitar passar próximo a painéis publicitários e estruturas que possam ser deslocadas com as rajadas de vento com maior intensidade. Também é importante não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas frágeis”, orientou. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O alerta segue em vigor até as 13h da segunda-feira,12. Em situação de emergência, é possível acionar a Defesa Civil de Aracaju através do serviço 199, que funciona 24h. Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) através do número 193. 

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.