NE Notícias

As fortes chuvas que atingem Sergipe desde a quinta-feira 20 provocaram o rompimento de uma adutora da Deso na região do povoado Guararema, em Umbaúba, onde foram registrados 100 milímetros de precipitação em apenas uma hora, segundo a Defesa Civil.

Rompimento de adutora da Deso em Umbaúba, Sergipe
Defesa Civil

A pista vicinal por onde passa a tubulação foi interditada, e o problema no sistema de abastecimento atinge também municípios vizinhos como Itabaianinha e Tomar do Geru, que dependem da mesma estrutura para o fornecimento de água.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Fábio Mitidieri afirmou que uma segunda adutora foi acionada para tentar reduzir os transtornos à população enquanto as equipes da Deso, do Departamento de Infraestrutura, da Defesa Civil e de outros órgãos trabalham na recuperação da via e da estrutura danificada.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Luciano Queiroz, os alagamentos causados pelas chuvas fizeram ceder o trecho da pista onde passa a adutora. Outras cidades como Lagarto, Porto da Folha, Cristinápolis, Feira Nova e Poço Redondo também foram atingidas pelas fortes chuvas.

Previsão

O alerta de chuvas intensas emitido pelo Inmet segue válido para todo o estado até as 10h deste sábado 22, com previsão de acumulados entre 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 50 a 100 mm por dia, além de ventos fortes entre 60 e 100 km/h em diversas regiões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre as áreas afetadas estão Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Nordeste Baiano, Sudeste Piauiense, São Francisco Pernambucano, Sertão Alagoano, Centro Norte Baiano, Agreste Pernambucano, Sul Baiano, Oriental do Tocantins, Sul Maranhense, Sudoeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Metropolitana de Salvador, Leste Sergipano, Extremo Oeste Baiano, Agreste Sergipano, Sertão Pernambucano, Leste Maranhense, Sul Cearense, Norte Goiano, Sertão Sergipano, Agreste Alagoano e Leste Goiano.

As recomendações em caso de rajadas de vento incluem não se abrigar debaixo de árvores, para evitar risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Sempre que possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193 em situações de emergência.

Se o abastecimento de água foi interrompido na sua rua ou no seu bairro devido ao rompimento da adutora, registre nos comentários abaixo como está a situação onde você mora.

Veja previsão do Climatempo:

Climatempo