AAN

Com base nos boletins meteorológicos emitidos pelos centros especializados de verificação de fatores de risco, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu o alerta de chuva moderada e raios, para as próximas 24h.

A medida preventiva informa a população através do Serviço de alerta por SMS 40199, que possui mais de 80 mil números cadastrados na capital. O recurso é utilizado em conjunto com demais ações de monitoramento de áreas de risco, atendimento aos chamados registrados através do serviço emergencial 199 e atuação estratégica, realizada de forma integrada com os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destaca alguns cuidados a serem adotados pela população. “Para as pessoas que residem em áreas próximas de encosta de morro é importante observar se há situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes ou movimentos de massa. Diante desses sinais de risco, é preciso acionar imediatamente a Defesa Civil”, frisou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com a possibilidade de incidência de raios, o coordenador da Defesa Civil também ressalta medidas preventivas. “Nesse caso, é importante não se abrigar debaixo de árvores e não ficar exposto em áreas descampadas”, destacou.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Reprodução

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.