CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, anunciou, nesta segunda-feira, 16/01, a chegada de três novos diretores à entidade. Com a presença dos funcionários da CBF de diferentes áreas, Rodrigues apresentou Alcino Reis Rocha, como novo Secretário Geral da CBF; Gamil Föppel, que ficará à frente da Diretoria Jurídica (escritório em Sergipe), e Hélio Santos Menezes Junior, que será responsável pela Diretoria de Governança e Conformidade. Rodrigues falou da importância dos novos reforços que a CBF ganha com a chegada destes profissionais à entidade.

“A CBF vai procurar sempre ter uma seleção brasileira dentro de campo para conquistar os títulos que o Brasil necessita. Mas, fora de campo, precisamos também ter os melhores. E é assim que temos construído nossa equipe, nossos times de diretores e colaboradores. Tudo isso para que possamos fortalecer o futebol brasileiro e prestar um serviço de excelência a todos aqueles que nos procuram, sejam os filiados, os clubes, as  federações, os torcedores, árbitros, imprensa. Queremos que a CBF seja forte e que o trabalho a ser prestado seja pautado pela qualidade e transparência, seguindo os anseios da nossa sociedade por uma página alegre da CBF”, destacou Rodrigues.

Alcino Reis Rocha, novo Secretário-Geral da CBF,  foi Secretário Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor, do Ministério dos Esportes, na gestão do então ministro dos Esportes, Orlando Silva. Foi também presidente da São Paulo Turismo, na gestão do prefeito Fernando Haddad. Ele tem cerca de 20 anos de experiência em governo, nos âmbitos federal e municipal, atuando principalmente em áreas como relações governamentais, políticas públicas e gestão de empresas.  Atuou diretamente na realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pelo Ministério dos Esportes. Acumula ainda larga experiência em consultoria, tendo trabalhado em grandes empresas como a KPMG. É formado em Direito, com MBA em curso de Gestão e Relações Governamentais.

Para o presidente Ednaldo Rodrigues, a vinda de Alcino Reis será importante não só no dia a dia da entidade, mas, junto aos órgãos ligados ao esporte, como  FIFA e Conmebol e demais instituições públicas ou privadas, para buscar os avanços que o futebol brasileiro precisa. Tudo sempre em conformidade com as bandeiras defendidas pela atual gestão. “São elas as bandeiras de  combate à violência nos estádios,  entre outras frentes importantes para o nosso futebol, reforçando o nosso time nos avanços que o futebol precisa fazer”, destacou Rodrigues.

“Tive a sorte de conhecer o presidente Ednaldo Rodrigues, fizemos um grande trabalho juntos. Eu agradeço enormemente a confiança de Ednaldo ao assumir o cargo e trabalharei a cada dia para honrar essa confiança. E também honrar com o patrimônio e a história dessa entidade. Nosso futebol é  motivo de orgulho para o nosso país e para o nosso povo”, afirmou Alcino Reis Rocha.

Gamil Föppel , que assume a Diretoria Jurídica da CBF, é professor e  advogado há  mais de 20 anos, tem  Pós-Doutorando em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito Penal Econômico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professor do mestrado e da graduação da UFBA.  Membro da Comissão de Juristas, nomeado pelo Senado Federal, para a Revisão do Código Penal.  O escritório por ele fundado está presente hoje em seis capitais brasileiras.

“Antes de mais nada, quero fazer um agradecimento ao presidente Ednaldo Rodrigues pela confiança. O que foi decisivo para que eu viesse foi o fato de a CBF estar nas melhores mãos, um excelente gestor, uma pessoa que entende do futebol e que tem uma vida inteira marcada pela preocupação com o esporte. A expectativa que tenho é fazer com que o departamento jurídico seja marcado pela eficiência, pela efetividade, transparência e adoção de todas as melhores práticas possíveis de governança e gestão.  E que os processos de contencioso que existem que possamos fazer as defesas que precisam ser feitas e que haja uma defesa intransigente do futebol brasileiro para que a instituição possa se preocupar com a sua atividade fim”, assinalou Föppel.

Helio Santos Menezes Junior, novo  Diretor de Governança e Conformidade da CBF, é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Foi Superintendente Jurídico do Banco do Estado da Bahia S.A. Também presidiu comissões de ética no Banco do Estado da Bahia. É também sócio fundador do Menezes, Miranda e Oliveira Advogados Associados. Menezes Junior foi o primeiro presidente negro a assumir o Tribunal de Justiça Desportivo da Bahia e tem vasta experiência nas áreas de Direito Civil, Processo Civil, Direito Imobiliário, Direito Registral, Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito Administrativo, Direito Empresarial e Direito do Trabalho.

“Estou muito honrado com o convite  feito pelo presidente Ednaldo Rodrigues, a quem  conheço de longa data, e muito animado para poder integrar esse time de reconhecida competência e poder retribuir de alguma forma para que a entidade tome toda uma trajetória de sucesso. A CBF é talvez a mais importante, se não uma das mais importantes entidades brasileiras, respeitada por todos. Nosso foco é trabalhar para que todos os objetivos sejam alcançados de maneira perene e, sobretudo, solidificando uma estrutura que dará orgulho ao povo brasileiro”, disse Menezes Junior.

Com relação às regras de compliance, ele destaca que o principal princípio é a adequação, a conformidade. ” O objetivo da diretoria agora é fazer com que, mais do que nunca, todas as leis, regulamentos sejam rigorosamente cumpridos. Respeitadas as pessoas, colaboradores, prestadores de serviços, terceiros, que todos tenham a condição de interagir com a  sociedade de maneira sempre positiva e transparente, cumprindo os regulamentos daquilo que for previamente discutido e debatido. Vamos ouvir as pessoas, os funcionários, ouvir os prestadores de serviço, de maneira que, adaptando a lei e os regulamentos àquilo que é a aspiração das pessoas, tenhamos um ambiente de respeito, de solidariedade e positivo e sejamos felizes na condução da entidade”, completou o novo Diretor de Governança e Conformidade da CBF.

O presidente Ednaldo Rodrigues também destacou a importância desta diretoria para a CBF. “Importante termos à frente da diretoria um profissional com vasta experiência em contencioso, de contratos, de transparência para que possamos fazer possa seguir as regras de compliance. O que é o compliance? São regras de austeridade que garantam a ética e transparência. Para isso, precisamos de um profissional que tenha vivência com todos os diretores, com todos os colaboradores, com o presidente. Mas que fiscalize todas as regras e cobrar para que sejam cumpridas, nortear os atos da instituição com base no que está em regimento, em estatuto. É preciso ser combativo, experiente e  que possa cobrar para que o estatuto seja respeitado”, finalizou Rodrigues.