A competição será iniciada em 10 de janeiro e o campeão será conhecido em 7 ou 8 de março.

A semifinal e a final serão disputadas em jogos únicos, para atender à determinação da CBF, que concedeu apenas 11 datas para as disputas dos estaduais no próximo ano.
Com isso, os dez participantes (Atlético, Bahia, Barcelona, Bahia de Feira, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória) irão compor o Grupo de número 1 na primeira fase.
Eles se enfrentarão no sistema apenas de ida com pontos corridos para definição dos classificados. Os quatro primeiros colocados avançarão para a semifinal e os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2027.
Na semifinal, os quatro classificados formarão dois novos grupos, de números 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º). Em casos de empates, as vagas na decisão serão decididas nos pênaltis.
VEJA TAMBÉM ❯ CBF encurta estaduais; veja calendário para 2026
Os dois vencedores farão a final, que será disputada na casa do melhor colocado na classificação geral. Assim como na fase anterior, em caso de empate nos 90 minutos, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Confira abaixo plano de ação, regulamento e tabela básica do Baianão:
Fórmula
O Campeonato Baiano vai ter mudanças na fase de mata-mata. A primeira fase continua contando com nove rodadas, e as quatro melhores equipes avançam às semifinais. A diferença é que a semifinal e a final vão ser disputadas em jogo único e não mais em ida e volta.
Vagas nas competições
Os três primeiros se classificam para a Copa do Brasil de 2027. A quarta vaga fica com o campeão da Copa Governador ou outra competição estadual a ser disputada ainda.
O vencedor e vice-campeão se classificam para a Copa do Nordeste 2027.
VAR
Vai estar disponível nas fases semifinal e final e nos clássicos Ba-Vis.
Estádios
Capacidade mínima de 1.900 torcedores sentados para os jogos da 1ª fase e da semifinal. Para a final, será exigida capacidade mínima de 4 mil torcedores sentados.

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.