Associação Brasileira de Alzheimer

Setembro marca o Mês Mundial da Doença de Alzheimer (MMDA), uma campanha internacional, coordenada pela Alzheimer’s Disease International (ADI), que visa aumentar a conscientização sobre a demência e diminuir o estigma ainda associado a essa condição. Com o tema “Vamos conversar sobre demência”, a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) por meio de suas diretorias regionais está promovendo uma série de ações, que em Sergipe acontecem entre os dias 18 a 22 do corrente mês.

ABRAz / Divulgação

De acordo com a presidente da ABRAz Sergipe, Maria Suzana Souza,  as estatísticas atuais sobre o Alzheimer são alarmantes. Ela detalha que a estimativa atual é que a cada 3 segundos alguém desenvolve demência no mundo, o que implica em mais de 9,9 milhões de novos casos a cada ano. São cerca de 50 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo, e esse índice deverá aumentar para 152 milhões em 2050 se estratégias efetivas de redução de risco não forem implementadas.

Segundo Maria Suzana, pesquisas mais recentes também mostram a preocupação da população mais jovem em relação à demência.  “A ‘ADI’ publicou recentemente uma pesquisa que aponta que 95% da população jovem e adulta acredita que irá desenvolver algum tipo de demência ao longo da vida, por isso é fundamental que nós desenvolvamos um trabalho de informação, integração e estimulação para que a população envelheça com uma melhor qualidade de vida. O papel da ABRAz é informar e incentivar que as pessoas cuidem melhor de sua memória”, explicou.

Durante o mês de setembro serão realizadas atividades incluindo a divulgação de informações, Caminhadas da Memória, ações sociais, eventos de arrecadação de fundos e aparições na mídia. Mais informações podem ser obtidas através das páginas da ABRAz no Facebook e Instagram, e dos telefones: 99975-8256 ou 3042-2056. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

18 de setembro

Local: Instituto GBarbosa

Atividade: Oficina de memória

Horário: 14:00 as 17:00 horas

19 de setembro

Local: UNIT da Rua Simão Dias

Atividade: Oficina de Memória Multidisciplinar

Horário : 14:00 as 17:00 horas; 

20 de setembro

Local: Auditório do Gbarbosa do Shopping Jardins

Inscrições: R$ 20

Atividade: Seminário com o tema ‘Abordagem Multidisciplinar um Passo a Frente!’

Horário – 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas;

21 de setembro (Dia Mundial do Alzheimer)

Local: Mercado, Centro, Shopping Jardins, Praça do Maracaju e stand do supermercado Tabajara

Atividade: Panfletagem

Horário: 8:00 às 12:00

21 de setembro

Local: Parque da Sementeira

Atividade: O “D.A.” NO PARQUE – SÓ ALEGRIA!! 

Horário: 14:00 as 17:00 horas;

22 de setembro

Local: Orla da Atalaia

Atividade: Caminhada da Memória

Horário: 8:00 às 12:00