André Moura

A seca é uma condição climática que muitos sergipanos habitantes do interior têm de lidar cotidianamente impondo uma vida ainda mais sofrida para o sertanejo. Água é um bem essencial para a vida, mas a falta de chuva aliada ao sol causticante do sertão racha o solo, destrói as plantações, mata o gado. Essa situação de pessoas que convivem com a seca é corriqueira em Sergipe, sempre na esperança de que o próximo período de chuvas seja melhor que o do ano anterior.

Não só o sertanejo precisa sobreviver e sofre pela falta de água. Há também locais em que as redes de esgoto, saneamento e abastecimento ainda não chegaram e levar água potável para os povoados mais afastados das sedes municipais é preciso. Pensando em formas de minimizar esses sofrimentos, André Moura durante o exercício do mandato de deputado federal destinou, por meio de emenda para Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, (Codevasf), 34 caminhões pipas para 31 municípios. Cada um no valor de R$ 235.999,00.

Os veículos, de acordo com o prefeito de Carira, Arodoaldo Chagas, servirá para “abastecer os reservatórios das comunidades rurais, seja cisternas ou caixas d’água externas. A água, que levaremos as localidades servirá tanto para consumo humano quanto animal e também para irrigação de pequenos produtores. Sem André sofreríamos muito mais neste verão”, destacou.

Municípios contemplados com caminhões-pipa: Carira, Canindé de São Francisco, Divina Pastora, Estância, Porto da Folha, Gararu, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Malhador, Maruim, Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Ribeirópolis, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Pedra Mole, Pirambu, Graccho Cardoso, Feira Nova, Moita Bonita, Tomar do Geru, Poço Redondo, Rosário do Catete, Capela, Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel do Aleixo e Associação Quilombola Manoel Rozendo da Guia.